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Automodelismo

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Automodelismo

Mensagem  Chaparro1973 em Ter Set 21, 2010 1:58 pm

Automodelismo

O automodelismo radiocontrolado é puro lazer e adrenalina. Se você gosta de mecânica, electrónica, velocidade, linguística, marcenaria, jardinagem, filologia, artesanato, astronomia, culinária ou pelo menos, se você gosta de comer, você tem tudo para também gostar do automodelismo e ser um óptimo piloto e mecânico. Estes modelos são projectados para alto desempenho e contam com tecnologia de ponta: chegam a atingir velocidades superiores a 117 km/h e giro de até 43.000 rpm!
Brincadeiras à parte, é bom saber algo muito importante sobre o automodelismo: independente da marca ou modelo que você escolher, você não estará adquirindo um brinquedo. O automodelismo é um hobby e você sempre terá coisas novas para fazer e novos conhecimentos para adquirir. Isto quer dizer que sempre será necessário fazer a manutenção no seu automodelo. Ela poderá ser bem simples e de acordo com as instruções e especificações do manual que acompanha seu modelo ou, então, poderá ser bem mais complexa com os conhecimentos que você poderá obter em nosso site, na internet ou com as novas amizades que certamente fará nas pistas e encontros de modelistas.

Carros on-road ou off-road?
A primeira coisa que tem que ser resolvida é qual o tipo de carro mais é adequado para você. Os carros off-road andam em uma maior quantidade de terreno: podem ser usados na grama, areia ou terra, oferecendo uma grande facilidade de utilização. Os carros on-road são feitos para andar no asfalto: são mais baixo, mais aerodinâmicos, usam pneus slicks (lisos) e são capazes de atingir velocidades um pouco maiores que os off-roads.
A suspensão dos off-roads é, geralmente, mais reforçada para suportar saltos e terrenos acidentados e, em compensação, possui menor quantidade de ajustes. Os carros on-road trazem, dependendo do modelo, maiores possibilidade de ajuste de suspensão e câmbio, oferecendo a oportunidade de testar o impacto de diversos ajustes na performance final do carro.

Kits para montar ou RTR (pronto para correr)?
Esta é era uma opção importante até alguns anos atrás. Hoje em dia ela deixou de ser significativa em razão da política de venda dos fabricantes que tem privilegiado os modelos já montados e com a parte electrónica (rádios e servos) já instalados. São os modelos chamados RTR ("ready to run" ou prontos para correr) que são imbatíveis, tanto nos preços mais acessíveis, como no quesito facilidade: normalmente basta retirá-lo das caixas, colocar pilha no sistema de rádio e combustível no carro para partir para a diversão. Nós da ARCN recomendamos sempre começar no hobby com um RTR, pois os RTRs aliam uma óptima relação custo/benefício com modelos projectados para hobbystas sem muita experiência, o que facilita em muito a vida de quem está começando.
Os kits para montar exigem mais tempo e dedicação do piloto. Porém, isto não é necessariamente uma desvantagem: o processo de montagem do carro gera um conhecimento precioso para a manutenção do carro. Porém, hoje em dia, só são encontrados para montagem, modelos profissionais de competições que tem custo elevado e que demandam uma experiência prévia do usuário para a montagem ou utilização. Assim se você optar por um modelo para montar, ao menos, você terá que ter uma boa dose de paciência e perseverança e, obrigatoriamente, alguma experiência.

Carros a combustão ou eléctricos?
O barulho da aceleração e a mecânica similar a dos carros são os grandes atractivos dos automodelos à combustão. A velocidade média dos automodelos à combustão também é, geralmente, superior a velocidade dos modelos eléctricos, sobretudo, no que se refere aos modelos RTR. Porém estes automodelos são inadequados para uso em espaço fechados ou onde não é admitido muito barulho. Sua utilização também envolve o manuseio de combustível inflamável.

Por outro, os carros eléctricos não fazem barulho, utilizam normalmente fontes de 12 volts para recarregar (baixo risco de choque eléctrico), são fáceis de manter e utilizar e podem ser utilizados em espaços fechados.

4x4 ou 4x2? 1:10, 1:8 ou 1:18 (1 para 18)? Afinal de contas o que é isso?
4X4 são os carros com tracção nas quatro rodas e, portanto, 4x2 são aqueles carros com tracção em apenas duas rodas (normalmente nas rodas traseiras). Os carros 4x4 são os mais fáceis de dirigir, são mais "grudados" e tendem a "escapar" menos nas curvas e/ou terrenos acidentados. São a primeira opção para iniciantes. Os carros 4x2 são mais ariscos, tendem a sair mais nas curvas e são um pouco mais difícil de dirigir, porém a emoção é maior.
Um para dez (1:10) é a escala do automodelo Quando maior o segundo número, menor o automodelo. Assim um automodelo 1:10 é maior que um 1:18 (1 para 18). Funciona assim: na escala 1 para 10, cada dez centímetros do carro original é representado por um centímetro do automodelo em escala.

Qual é o melhor carro para eu comprar?
A primeira dica: se você planeja andar junto com um grupo de amigos ou conhecidos, compre um carro igual ou da mesma categoria dos carros que estas pessoas utilizam. Vai ser mais divertido e imprevisível tirar "rachas" com carros iguais ou compatíveis entre si. Um carro muito lento ou muito mais rápido que os outros, irá sempre ficar para trás ou ganhar. Se você não tem experiência nenhuma, também é importante você adquirir um carro que seja conhecido pois, em caso de problemas, você poderá conseguir uma ajuda de um piloto mais experiente.
Considere sempre o desempenho, durabilidade e disponibilidade de peça de reposição do modelo que vai comprar. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é o suporte que é oferecido no pós-venda.

Outras Perguntas Frequentes:
1. O que mais irei precisar para meu carro andar?
12 baterias AA para o sistema de rádio;
Aquecedor de velas;
Combustível de qualidade com 20 a 30% de nitro;
Chaves de fenda, alicate de bico, chave philips;
Garrafa para combustível (pipeta).
Para modelos eléctricos você irá precisar:
8 baterias AA para o transmissor;
Bateria de 7.2 volts para o modelo (conforme o modelo;
Carregador para a bateria do modelo.

2. Quais os acessórios mais comuns de serem utilizados?
O uso destes acessórios não é obrigatório, mas eles poderão facilitar sua vida:
1. O Fail Safe é instalado entre o receptor e o servo e, no caso de perda de sinal de rádio, faz com que o servo vá para uma posição pré-determinada pelo usuário de modo a evitar que o automodelo sofre um dano por batida ou que o motor permaneça em alta rotação por muito tempo.
2. O Termômetro auxilia você a fazer uma afinação mais precisa do motor. Isto permite que se obtenha o maior desempenho possível do motor garantindo uma maior durabilidade. è de grande valia para a regular o motor.
3. Você tem a opção de utilizar baterias e pilhas recarregáveis em seu automodelo. As vantagens são muitas: a bateria recarregável do receptor fornece uma voltagem maior ao receptor, proporcionando mais torque e velocidade na aceleração e na movimentação da direção; o tempo de uso é maior nas baterias e pilhas recarregáveis do que nas pilhas comuns e, a longo prazo, é mais econômico o uso de baterias e pilhas recarregáveis do que pilhas comuns.

3. Qual a diferença entre um motor .12, .15, .18, .21 ou . 28?
Este número indica a categoria do motor e é a cubagem do cilindro do motor. Duas unidades de medida são utilizadas normalmente: polegas cúbicas e centrimentos cúbicos. Normalmente quando maior a cubagem do motor, mais potente e rápido é o motor.

Veja tabela de equivalência de medidas:
Polegadas Cub. 0.10 0.12 0.15 0.18 0.21 0.25 0.28
Centimetros Cub. 1,8 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,6


4. Preciso amaciar o automodelo antes de usá-lo?
Sim. O automodelo deve ser amaciado antes de ser usado. O processo é bastante simples.


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Chaparro1973

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